PABLO RAPHAEL
Colaboração para o UOL e Fórum HAH
Um ano atrás os proprietários do PlayStation 3 ganharam "LittleBigPlanet" e não demorou para os carismáticos SackBoy e SackGirl, bonequinhos de pano que podem ser personalizados com inúmeros trajes, tornarem-se mascotes tão importantes para a Sony quanto o brutamontes Kratos, de "God of War". O jogo provou-se contagiante, com sua mecânica simples, partidas multiplayer e a possibilidade de criar e compartilhar estágios através da PSN.
Agora "LittleBigPlanet" chega ao PSP, transportando parte da magia do título original para a plataforma portátil. Tanto no visual quanto na trilha sonora, a MediaMolecule realizou um trabalho primoroso, dadas as limitações do portátil em comparação à plataforma original.
"LittleBigPlanet" é um jogo de plataforma com deslocamento lateral. O jogador deve conduzir o simpático SackBoy por cenários diversos, saltando e agarrando-se em objetos para chegar ao final. É preciso explorar as fases para coletar itens como novas roupas para o herói, adesivos e objetos que são utilizados no modo de criação de fases.
Criar, compartilhar e jogar... sozinhoUm dos méritos do game é a simulação física presente nos movimentos do herói e na interação com os objetos do cenário. Velocidade, peso, elasticidade, tudo é bem convincente na versão portátil de "LBP". Outro aspecto positivo, principalmente para quem já jogou o game original, é que "LittleBigPlanet" para PSP é realmente uma nova aventura, com enredo próprio e trinta estágios inéditos.
Por trás da aparência singela e infantil, o jogo oferece um grau de desafio razoável, com quebra-cabeças e alguns labirintos que exigem mais precisão nos controles do que o portátil consegue proporcionar.
Assim como no jogo original, há um modo de criação de fases, equipado com as mesmas ferramentas usadas pelos desenvolvedores do jogo.
Os estágios criados pelo jogador podem ser compartilhados com outros usuários através da rede online PSN. Até 250 fases podem ser armazenadas no memory stick e jogá-las onde quiser, sem a necessidade de estar conectado à PSN.
A adaptação para PSP de "LittleBigPlanet" custou ao jogo seu aspecto mais divertido: o modo para quatro jogadores. Não há opção de multiplayer online ou local. Jogar "LBP" no portátil é uma experiência solitária. Bem executada, sem dúvida, mas sem a diversão adicional proporcionada por dividir a tela com os amigos.
CONSIDERAÇÕESA versão portátil de "LittleBigPlanet" é um grande jogo, capaz de agradar tanto os adultos quanto os mais jovens. A possibilidade de criar e compartilhar estágios garante a longevidade do título, mesmo com a ausência do divertido modo multiplayer do game original.FICHA TÉCNICA
Fabricante: Media Molecule
Lançamento: 17/11/2009
Distribuidora: Sony Computer Entertainment America
Suporte: 1-4 jogadores
Avaliação: Recomendado